04/04/07

Wolverine o meu super heroi favorito....



O passado de Wolverine sempre foi envolto em mistério. Cobaia de uma experiência governamental, Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa. Perdeu a memória e além disso teve memórias falsas implantadas pelos militares.
Quando fez sua primeira aparição, na revista The Incredible Hulk#180, de 1974, Wolverine não passava de um mero coadjuvante. Foi criado por Len Wein para incrementar a batalha entre o gigante verde e o monstruoso Wendigo. Completamente misterioso, a única coisa que se sabia dele, além da fúria animalesca que o levou a entrar em uma luta contra nada menos do que o Hulk e um monstro, é que era um agente secreto do governo canadense.
Seria facilmente esquecido se o argumentista Chris Claremont e o desenhista Dave Cockrum não decidissem integrar o personagem aos seus Novos X-Men. Assim, o mutante canadense juntou-se ao grupo de novatos convocado às pressas para resgatar os pupilos originais do Professor Xavier, capturados por Krakoa, a Ilha Viva (Giant-Size X-Men 1, de 1975). A partir daí, seu nome passou a estar definitivamente ligado à equipe.
Inicialmente apenas mais um no grupo, o personagem começou a ganhar força com a saída de Cockrum – cujo X-Man favorito era o alemão Noturno – e a entrada de John Byrne nos desenhos. O jeito despojado, a atitude confiante – e, por vezes, arrogante –, a coragem e a fúria assassina do baixinho mais invocado dos quadrinhos cativou os leitores, elevando-o ao patamar de celebridade.
Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Este último casamento não foi por vínculo afetivo: o interesse de Wolverine ao se casar era cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida. Já o de Víbora era assegurar seu domínio sobre o país fictício conhecido como Madripoor.
Logan começou a agir em Madripoor (próximo a Cingapura) quando passou a protagonizar aventuras solo, logo sendo lançada a sua própria revista.Nesse país ele ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho.
Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett - ou do jardineiro amante de sua mãe, Thomas Logan, curiosamente muito parecido com ele -, irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo, e, talvez de Dog Logan. Há todo um desenrolar acerca do início da sua vida e do esquecimento dele na revista publicada no Brasil com o título Origem (Origin em inglês).

Essa história enfim lançou luzes sobre o passado de Logan, já que Barry Windsor-Smith, artista que recebeu primeiramente essa

incumbência, se concentrou em mostrar a experiência no qual Logan foi cobaia no Programa Arma X, quando teve implantado o metal Adamantium em seus ossos. Apesar do belíssimo trabalho, Barry também acabou atrasando os prazos, obrigando o autor regular do X-Men (Chris Claremont) a não poder tentar esclarecer a curiosidade dos fãs.

Sem comentários: